Pages

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Técnicas de filmagem e fotografia


Ha muito tempo as técnicas e padrões de filmagem permaneceram com poucas inovações , poucos se arriscavam em sair de cenas normais com filmagem fácil , na verdade um marco cinema foi quando fizeram uma cena em que a câmera passava através de uma janela gradeada, isso foi quase um milagre visual porque as câmeras antigamente eram gigantes .
Nos últimos anos vários cineastas começaram a inovar com o uso de novas maneiras de filmar e com novas tecnologias ,aliando desde filmes em preto e branco a câmeras IMAX e desde filmagens amadoras a Motion Capture com Chroma Key.
 Essas novas tecnologias começam a avançar em um ritmo tendo chegado a tamanhos que nos permitem fazer videos em alta definição e ate mesmo em 3D. Um exemplo de qualidade técnica das câmeras portáteis se mostra ao assistir o filme "Act of Valor" ,que foi incrivelmente inovador ao ser filmado com câmeras da Canon e Nikon, alem de ter cenas em primeira pessoa. E esse tipo de filmagem era muito esperada por qualquer Gamer ,alem de deixar o filme muito mais pessoal trazendo uma técnica que nunca fora usada em um longa metragem de ação.
 Alem das marcas renomadas em fabricação de câmeras ,a Apple chegou a lançar um anexo para o iPhone que permite fotografias em 360 graus. 
 O equipamento amador que permite a meros mortais como eu e você fazer imagens de qualidade, também existem os equipamentos avançados de alta performance que permite imagens surreais, alem do áudio  que faz muita diferença. 
Em relação a qualidade, o maior nome em câmeras vem da IMAX, que agora esta sendo usado nos maiores Blockbusters do mercado e realmente fazem a diferença  um cinema padrão não se compara a qualidade que essas câmeras oferecem. Elas começaram de um modo incomodo  custando muitos milhares de dólares e impossíveis de trasportar facilmente,a câmera provavelmente teria o peso de George Lucas e Spielberg juntos. Mas a tecnologia avança muito rápido e o IMAX se tornou a câmera perfeita.

Dentre os filmes que melhor ilustram as técnicas de filmagem estão :


300 ,que usou cenários escuros e incríveis com o auxilio do Chroma Key e as cenas de batalha mais incríveis do cinema, usando imagens em câmera lenta e aceleradas em perfil. E tornou-o um dos melhores filmes que existem, em todos aspectos, com elenco e produção  o filme renovou o estilo do cinema baseado em HQs e filmes épicos.





 Act of Valor , com filmagens em
primeira pessoa dando ao filme amador uma pegada profissional  com ótimo roteiro e produção , e acrescentado técnicas já usadas digitalmente em Transformers 3, com um salto filmado de soldados. E todo esse conteúdo usado no filme inovou muito porque ate mesmo as filmagens em primeira pessoa em O Espetacular Homem Aranha são completamente digitalizadas. E o modo como filmaram elas nesse filme foi muito legal, apesar de parecer bem pesado.



Dois filmes que qualquer pessoa deve assistir são Sin City ,mais um trabalho inspirado em Frank Miller, e como qualquer um dele, preferencia o vermelho e torna o filme preto e branco, e ainda escurecendo. Assim como Spirit , ambos os filmes visualmente ótimos e sem nenhum igual .
E como eu poderia esquecer de falar de O Procurado ,um filme mais esperado do que elogiado, mesmo assim fica impossível negar o quão genial são as tomadas em retrocesso dos alvos sendo mortos ate o cano da arma, tendo como foco central o projetil.

E falando em filmes que mudaram o cinema eu não poderia esquecer de Matrix ,uma junção perfeita de realidade e computação  tal como o enredo do filme. E caso você não saiba, mesmo tendo efeitos visuais inacreditáveis para a época  tem cenas que não poderiam ser computação por completo, como as INCRÍVEIS tomadas em giro 360, aquilo sim deixava cineastas e fãs malucos no cinema. E haja câmeras para filmar isso!



O cinema avança desde o seculo XIX com suas precárias fotos em movimento ate agora com celulares filmando em 3D, daqui a pouco teremos nossas produções caseiras em IMAX e para os cinéfilos de plantão como eu e você, só resta aproveitar!

0 comentários:

Postar um comentário