Pages

domingo, 3 de agosto de 2014

As melhores campanhas virais dos filmes!

Existem inúmeras formas de se vender um filme. Pôsteres e trailer são basicamente o alicerce de toda a propaganda de cinema, mas, principalmente hoje em dia, não há nada mais infalível que a Internet. E o quê é a coisa mais fácil de se fazer nela? Fingir. Mesmo não tendo surgido nela, os chamados "virais" - campanhas publicitárias baseadas em notícias, vídeos e sites falsos - se popularizaram e viraram uma das melhores formas de se chamar a atenção do público.
Abaixo, algumas das melhores e mais interessantes campanhas virais do cinema!

"Prometheus" (Idem, 2012)


O filme pode ter dividido opiniões, mas aquela propaganda do androide David 8 realmente deu vontade de ter um robô desses em casa! Apresentando todas as funcionalidades do produto, o pequeno vídeo já dava a entender um pouco do clima do longa-metragem e foi uma ótima forma de se apresentar um personagem. E como se não bastasse, ele ganhou uma parte especial no site da Weyland Industries só pra ele, que pode ser acessado clicando aqui. Aliás, todo o site é muito interessante de ser explorado. Tomara que na sequência do filme, depois de darem uma explicada naquilo que fizeram, poderiam dar mais detalhes sobre a corporação e apresentar coisas novas.

"O Espetacular Homem-Aranha" (The Amazing Spider-Man, 2012)


Essa quase ninguém sabe, porquê não fez nenhum sucesso e não foi comentado. Mas, mesmo assim, vale a pena comentar. Capitão Stacy, como todos sabem, foi responsável pela caçada ao vigilante mascarado conhecido como "Homem-Aranha" e é claro que os repórteres não iriam sair do pé dele enquanto a identidade do "herói" não fosse descoberta. E o mais interessante disso foi apresentar o Clarim Diário como uma telejornal, e não como o conhecido jornal impresso. O Clarim ainda voltou como tumblr na divulgação de "O Espetacular Homem-Aranha 2".

"Transformers - A Era da Extinção" (Transformers - Age of Extinction, 2014)


A única coisa boa do filme de Michael Bay foram os virais. Sites, notícias, pôsteres - todos nos alertando dos perigos de se ter um transformer por perto. Viu o número ali no pôster? Pois saiba que ele funciona e, ligando para ele, te avisa para denunciar qualquer robô alienígena que você chegar a conhecer por aí. O site para a prevenção, também criado, tem um nome bem chamativo : Transformers São Perigosos.

"Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1" - (The Hunger Games - Monckingjay - Part 1, 2014)


Nem preciso dizer que a Internet parou quando saiu o primeiro vídeo do começo do fim da saga. O quê ninguém imaginava era que, ao invés de vermos Katniss Everdeen  mostrando toda a sua beleza em roupas coladas, o quê vimos foi um breve discurso do Presidente Snow alertando o povo dos distritos. Logo depois, mais um vídeo saiu, em que ele era interrompido e ouvíamos a primeira menção ao "tordo". Belíssimos pôsteres mostrando os heróis de cada distrito também foram lançados. O problema é que parece que agora vão focar mais na propaganda convencional. Mas os virais estão bem mais legais.

"A Bruxa de Blair" (The Blair Witch Project, 1999)


Em minha humilde opinião, o melhor filme estilo found footage já feito e um dos filmes que mais me deixaram tenso ao assistir. Aos que nunca viram, aconselho que assistam o mais rápido possível!
Ao filmar um documentário sobre - advinha - a famosa bruxa de Blair, 3 jovens se perdem na floresta. O quê os produtores queriam era que TODO MUNDO acreditasse nisso. E deu certo! O filme ficou anos como o que mais lucrou no cinema de todos os tempos e tudo graças à histórias que foram espalhadas, jornais que noticiaram o desaparecimento dos jovens e até um documentário feito para contar a vida deles. Tudo isso 15 anos atrás e sem usar a Internet pra nada! Incrível.
Muitos filmes de terror tentaram copiar a estratégia - "Atividade Paranormal" e "Contatos de 4º Grau" quase conseguiram - mas nada se compara à Bruxa de Blair. Pena que o segundo filme veio e estragou tudo, mas... fazer o quê? Merda acontece.

0 comentários:

Postar um comentário