Labels

Translate

sábado, 21 de setembro de 2013

O porquê da saga Crepúsculo ser tão importante.


Em primeiro lugar, essa postagem foi criada com o intuito de acabar com as reclamações de certos fãs de outras sagas ou apenas cinéfilos impassíveis de ouvir opiniões que fujam de sua zona de conforto. Pois eu quero é fugir da zona de conforto mesmo falando sobre uma das sagas literárias e cinematográficas mais injustiçadas de todos os tempos : a famosa, e para alguns dispensável, saga "Crepúsculo". Portanto, me refiro agora aos adolescentes (ou não) fãs de outras sagas:
Ela não é dispensável. Nem um pouco. Aliás, foi muito importante para vocês.
Todo os anos, chegam aos cinemas várias adaptações de obras literárias dedicadas ao público jovem. "Antigamente", era mais condizente adaptar obras de cunho mais "adulto" (Stephen King, Ian Flemming, J.R.R. Tolkien) aos cinemas. Mas, obviamente, os jovens nunca ficaram desamparados. Porém, nunca houve uma grandiosa série apenas para eles. Até que chegou.... Não, não foi "Crepúsculo" - ainda-, foi "Harry Potter". Baseados nos livros escritos por J.K. Rowling, os filmes fizeram mais de 2 bilhões de bilheteria no mundo inteiro se somados e ultrapassaram a barreira "infanto-juvenil", sendo admirado por várias classes de cinéfilos, dada a qualidade dos filmes.
Uma observação: os fãs mais ardorosos da saga Harry Potter adoram dizer que os filmes são as melhores adaptações de obras fantásticas de todos os tempos, mas deveriam saber que não é assim. A saga que deveria - estatisticamente - levar este nome é "Senhor dos Anéis", digo, a trilogia dirigida por Peter Jackson. Os filmes, juntos, receberam quase 20 Oscar e, eles sim, são adaptações dignas da obra de Tolkien, já que, se algo era deixado de fora, algo dos manuscritos do autor era botado no lugar. Além do quê, Jackson é fã declaradíssimo do autor, e não faria pouco caso de uma obra tão querida assim. Outra coisa é que J.K. Rowling é fã assumida do autor e já disse que muito de seus livros, vieram dele. E apesar de ter vindo antes de Harry Potter, no que eu me proponho a dizer no post, "LotR" não deveria ser nem citada.

Mas até agora eu só falei de outras sagas, e não a de Stephenie Meyer. Pois bem, lá vamos nós.
O primeiro livro - que dá nome à tudo - foi lançado em 2005 e não fez muito alarde na época. Era só mais um desses livros que em um certo momento estouram e logo logo são esquecidos (como "A Culpa é das Estrelas", que hoje está no auge). Mas como uma sequência saiu em dois tempos, alguns olhares começaram a ser atraídos, até que, um filme foi anunciado. Orçamento baixíssimo, uma diretora estreante e nomes pouco conhecidos (a não ser, é claro, Kristen Stewart e Billy Burke) poderiam fazer de "Crepúsculo" uma negação nos cinemas em 2008. Mas não foi. O filme fez um incrível sucesso, conquistando milhões de fãs e dando à sequência quase o dobro de orçamento. Aí sim, tudo começou de verdade.
Os fãs adolescentes foram responsáveis pela total explosão da saga, fazendo com que os chefões de outras empresas pensassem : "Se isso deu dinheiro, vamos repetir a dose e faturar também". Obras literárias praticamente iguais foram sendo lançadas aos montes e filmes foram sendo baseados nelas. Existem filmes hoje nos cinemas que NUNCA seriam feitos, não fosse "Crepúsculo":
"Percy Jackson", "Jogos Vorazes", "16 Luas", "Instrumentos Mortais", "Eu sou o número 4" e "Divergente" são exemplos disso. Se são melhores ou piores, não vem ao caso. Olhando para o lado de adaptação, os roteiristas foram muito bons ('PJ', por exemplo, tem adaptações ruins).
Team Edward ou team Jacob? A rixa entre os dois galãs foi um dos pontos altos dos filmes.

Se a Saga Crepúsculo é boa ou não, também não vem ao caso. O importante é saber que, graças a ela, Hollywood tem arrecadado muito com filmes dedicados aos jovens, e que se você é fã de qualquer saga citada acima, dê aleluia àquela "twilighter" do seu Facebook que você detesta. :D
E apenas mais uma coisa, àqueles que não pularam o texto todo apenas para reclamar em comentários, eu não sou fã da saga. São alguns dos piores filmes que já vi e nem consegui de terminar um livro sequer, pela narrativa extremamente ruim. Mas, fazer o quê? Vai ser lembrada por muito tempo, mesmo você querendo ou não. Talvez o "forever" signifique alguma coisa.
(Caso isso daqui dê muito bafafá, outros posts dedicados à saga serão feitos.)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...