Labels

Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Wolverine - Imortal

Surpreendentemente... bom!

"Wolverine - Imortal" (The Wolverine, 2013) nos apresenta não só um filme de ação, mas sim o filme que muitos têm esperado há muitos anos: um filme digno de respeito aos fãs do mutante. Não tenha medo, caros amigos, porquê ele é muito, mas muito bom. Tem erros? Claro, como todo filme, mas as qualidades são maiores.

O filme é baseado na saga dos quadrinhos "Eu, Wolverine", em que este parte ao Japão à procura de controle. Controlar a fera que há dentro dele leva à um confronto psicológico, mostrando-nos uma grande mudança na vida de Logan. O longa-metragem também o leva ao Japão, mas não em busca de amansar a fera, e sim, em busca de ter um ideal. Deixar de ser um homem sem objetivo é o que o leva à Tóquio, e o que move essa história é a imortalidade do Wolverine. Ou a falta dela. Quando Yashida oferece ao nosso protagonista a chance de morrer, começa uma saga interna na vida do herói, de dor física e também emocional. O filme acerta nesse ponto. A emoção faz parte da ação. E a ação, que não chega a impressionar, mas agrada e muito, leva à emoção. Não quero dizer que você vai ver um filme choroso, pelo o contrário, e sim, quero dizer que a mudança na vida do Wolverine é o ponto essencial que leva à tudo. E nisso, James Mangold, o diretor, acerta lindamente, nos mostrando como é para o Logan sentir dor - mas sem exagerar em cenas desnecessárias.
Todas as cenas estão lá por um motivo, mesmo que esse motivo não seja mostrado até o fim.

O longa se torna bom também pela parte técnica. Desde a fotografia, até a trilha sonora, parece que tudo foi bem planejado para nos entregar algo que realmente nos empolgue. O 3D cria uma boa imersão nas cenas de ação, mas não é o melhor de todos (aliás, nenhum dos blockbusters esse ano nos trouxeram um bom 3D de verdade). O elenco foi muitíssimo bem escolhido, visto que 90% dele é oriental. Em boa parte do filme e até em cenas importantes, a língua utilizada é o japonês.

Aos fãs mais ardorosos, o fato de o filme fugir em muitos aspectos das HQs do herói pode incomodar muito. Mas pense: não há um filme baseado em super-heróis que segue totalmente à risca o que está escrito. E já que os outros filmes da saga X não foram totalmente fiéis, por quê este deveria? O Samurai de Prata - símbolo desta distorção - no fim se mostra melhor desta forma para a história cinematográfica do Wolverine.
Pôster utilizando o Samurai de Prata
Resumindo, Imortal apaga de uma vez por todas o fracasso que foi "X-Men Origens : Wolverine" e nos relembra o ano de 2000, quando o "X-Men" foi lançado. Imortal é, ao mesmo tempo, um recomeço e uma continuação. É uma sequência clara de "O Confronto Final" - bem melhor que este na verdade - mas é um filme pessoal, sem vilões que querem destruir o mundo. Deixemos isso para 2015. E por falar nisso, se você espera ansiosamente por Dias de Um Futuro Esquecido, fique até o fim dos créditos finais. Tem uma surpresa para você.

7 comentários:

  1. O 3D cria uma boa imersão nas cenas de ação? Não intendi...o 3d do filme é péssimo. Nenhum dos blockbusters esse ano nos trouxeram um bom 3D de verdade? Nenhum é exagero demais. Além da Escridão: Star Trek tem um 3D excelente. G.I.Joe 2 tbm. O Grande Gatsby e Guerra Mundial tbm tem um 3D ótimo. Você viu algum filme, além desse Wolverine, em 3D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, o fato de Além da Escuridão ter um bom 3D não foi por uma conversão bem feita, e sim pelo visual criado por J.J. Abrams no filme. A mesma conversão, no primeiro Star Trek, não teria um terço do impacto.
      O Grande Gatsby não se enquadra no conceito de blockbuster em que estamos hoje - já que esse mudou bastante. Admito que Guerra Mundial Z não cheguei a assistir no formato, portanto não posso opinar.
      E The Wolverine sim, cria uma imersão. Para um bom 3D, não é necessário destroços voando, ou câmeras intrusivas e rápidas que focam em tudo.

      Excluir
    2. 3D de Wolverine é aquele em que uma pessoa fica em primeiro plano...esse é o 3D bom? Star Trek levou um ano para ser convertido, é o tempo para ter uma boa conversão. O Grande Gatsby é um blocbuster sim, só não é dos grandes...tanto que ficou pau-a-pau com Velozes e Furiosos aqui na primeira semana. Destroços voando na tela é apelação, dependendo do filme, senão tinha falado Oz Mágico e Poderoso. Uma prova de que a conversão de Wolverine é ruim...o filme não foi filmado em 3D e demorou apenas 3 meses para ser convertido. 3 meses não dá nem pro cheiro...o desse filme só não é pior do que o de "O Homem de Aço", que não tinha nem pessoas em primeiro plano. Mas cada um tem sua opinião e se chegou até o final do meu texto, parabéns! Pq se fosse eu...eu nem leria por ser tão grande. Valeu!

      Excluir
    3. ...E parabéns pelo site.

      Excluir
    4. Claro que li, e ainda agradeço pelo comentário.

      Excluir
  2. Ainda não assisti, masssssssssssssssssss se eu partir da lembrança de 2000, qdo "X-Men" foi lançado, já estarei pré disposta a considerar "Wolverine Imortal" um lixo Oõ !!!!! Não, não ... melhor não partir dessa ideia ... Verei e voltarei aqui ;) [Débora]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não chega a ser um lixo, é apenas ruim.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...