Labels

Translate

domingo, 10 de março de 2013

Os Miseráveis


Esse filme PRECISA ser comentado aqui no blog, o coitado teve uma receita gigante, o lucro mostrou que um bom musical tem muito espaço no cinema. Mas o mesmo não ocorreu no Brasil, infelizmente já era esperado e ocorreu, eu já comentei isso no texto sobre aprender a assistir um filme. O publico no Brasil é extremamente seletivo, e aqui o que lota cinema é blockbuster adolescente e animação. Os Miseráveis é um filme triste e "difícil", cada segundo é atuação dramática incrível de um elenco que garantiu 38 indicações aos maiores prêmios de cinema no mundo. Chega a ser estranho, pegando do mais famoso ,o numero de indicações ao Oscar reflete o oposto na bilheteria nacional. O filme causou problemas por ser um musical, e lembrando que caso queira assistir tem que saber que é realmente um musical, é um filme sem diálogos, ele tem no máximo 10 passagens em que os atores falam de modo não ritmado. Os diálogos se dão por voz e ritmo, isso é provavelmente o mais legal, mas claro não agrada a todos. Sites críticos chegaram a ser equivocados, dizendo que "caso não for muito fã de musicais, o filme é 2 horas e 38 minutos de tortura".
  O filme foi muito bem executado, direção exemplar, cenário e figurinos perfeitos, e diria que tem o filme com o melhor elenco de 2012. Foi gravado com as vozes ao vivo, nada de estúdio,  a própria equipe exaltou que o áudio foi gravado na hora com a voz dos atores e sem edição. Separei aqui pequenos trechos de musicas para terem uma noção do nível de atuação exigido no filme:

Trecho de Russel Crowe e Hugh Jackman cantando Look Down:

Trecho de entrevista e filme de Hugh Jackman assustadoramente bem cantando Valjean's Soliloquy (compare ele cantando na entrevista e no filme):

Anne Hathaway e sua incrivelmente emocionante versão de I Dreamed a Dream (preste atenção em cada detalhe e escute TUDO, não vai se arrepender):

O filme poderia ser dividido em duas partes, seu enredo segue coerente porem tem uma virada brusca no foco. O filme trata da vida de Jean Valjean , o prisioneiro de numero 24601 que cumpre uma pena de 19 anos de prisão por roubar um pão para seu sobrinho faminto que estava morrendo, segue sua trajetória de liberdade e tem uma mudança de foco quando continua a mostrar a vida de Jean, porem agora focando no romance de sua filha Cosette e Marius. E toda essa trajetória retrata a lei os perseguindo, no caso retratada por Javert, um inspetor cumpridor da lei que não se corrompe por nada. Todo o enredo se passa em um intervalo de tempo durante a Revolução Francesa, que você talvez se lembre das aulas de historia. 
 O foco do filme é total e completamente mostrar a injustiça do período e a pobreza, tudo baseado em relatos históricos e no livro de Victor Hugo, Os Miseráveis de 1862. Livro o qual originou mais de 50 adaptações teatrais, televisivas e cinematográficas, tal como esse.
 O elenco é a melhor parte do filme, Anne Hathaway foi elogiada como a melhor Fantine de todos os tempos com interpretação brilhante, Hugh Jackman igualmente, fez vocais poderosos e uma atuação extremamente surpreendente, te deixa pasmo nos primeiros 15 minutos de filme. O resto do elenco foi considerado agradável por boa parte do publico, o único a ser criticado foi Russel Crowe, o taxaram no filme como "claramente desconfortável em musicais, mal cantor e hilariamente patético", mas descordo completamente, ele realmente não é  responsável por um vocal excepcional no filme porem provou ser um ótimo cantor, não pegou atuações relativamente difíceis,  mas cumpriu o que era pedido e dependo da sua opinião  seu personagem é o mais interessante e intrigante.
 O filme é realmente triste e dependendo de você pode ficar difícil conter as lagrimas, e por mais que exigisse gravações serias, como disse o próprio elenco durante o Oscar gravar as cenas foi extremamente divertido, e com o musical a diversão continua, gerando este ótimo vídeo. Jackman desarrumado e sem gravata e Crowe, bêbados cantando e se divertindo durante um show (que na verdade não era deles), cantando uma musica do filme em Nova Iorque, antes do lançamento e sem permissão da produção do filme:
Mas isso prova que eles sabem cantar, não importa se é ao vivo ou o teor de álcool.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...