Labels

Translate

sábado, 2 de março de 2013

Tomb Raider



E ai? Como vai? Ontem no final tarde comprei o mais novo lançamento da serie de games da aventureira Lara Croft, o jogo intitulado apenas com Tomb Raider. No momento da compra o vendedor fez o seguinte comentário :
"Demorei trés semanas para zerar esse ai"
Mas como eu disse comprei ontem, joguei por aproximadamente 6 horas,  e hoje acordei e parti para uma maratona com uma pausa de 30 minutos apos 13 horas de jogo! Isso me leva a indagar se o vendedor é muito lento ou eu sou viciado. Gracas a minha maratona grudado na TV com dois joysticks descarregados, posso comentar sobre o jogo.
Tomb Raider é com certeza o melhor jogo de aventura que eu já joguei e isso vai durar, o novo titulo já vinha sendo esperado gracas ao trailer que enlouqueceu o VGA. A homenagem aos 15 anos de games da Lara Croft terminou no lançamento de um titulo explicando essencialmente a origem da arqueóloga.  Quem jogou os títulos antigos com certeza se lembram das características principais da personagem, como a camiseta, coturnos e as duas pistolas prateadas. E o game associa todas essas informações,  você começa totalmente novato, sem material ou habilidade e ainda medroso (ou medrosa, dependendo do ponto de vista). Durante a campanha você aprende a usar novos equipamentos, usa a pistola e a melhora, e o final ainda mostra como você começou a usar as duas pistolas. Mas apesar de ser o mais característico,  a arma primaria do game e dependo da sua preferencia também a mais usada é o arco recurvo, porem ao longo do jogo você pode melhora-lo e usar um arco composto profissional. O armamento também inclui uma escopeta calibre .12 e um rifle de assalto.
A equipe trabalhou duro e conseguiu um game visualmente perfeito para o que a tecnologia de hoje é capaz, a primeira coisa que você provavelmente vai notar no jogo é o cenário surrealmente detalhado, mesmo em uma visão a distancia ou panorâmica o cenário é lotado de objetos, interações,  partes moveis, animais e ate a própria natureza como vento ou plantas balançando. Outra coisa notável é o detalhe especial dado a personagem, gracas a tecnologia agora ela esta muito mais profunda e humana, alem de detalhes como ela acrescentar cada equipamento que você adquiri no cinto ela ainda tem características permanentes, por exemplo, logo no inicio do jogo você cai sobre uma viga de ferro que travesa sua barriga na lateral, e a personagem durante todo o jogo coloca a mão no ferimento, reclama de dores e a marca de sangue na blusa permanece ate o final do jogo.O jogo enriqueceu detalhes na personagem permanentes, se sua roupa rasga ou você se corta no inicio,isso permanece ate o final do game, se você mata um inimigo próximo e o sangue dele cai em você  ele só sai se nadar ou ir em uma cachoeira. E como se tais detalhes não fossem incríveis a personagem ainda tem expressões,  dependendo do local e situações,  ela faz cara de dor, nojo e ate de assustada, e não me refiro aos videos, basta colocar a câmera frontal que você percebe as reações.
Tirando toda essa parte boa do game, preciso falar da jogabilidade, que se superou. Posso falar sem nenhuma duvida que você tem muito mais interação de Jogador->Personagem->Cenário que em Assassins Creed. Se você ficar um mês sem jogar Tomb Raider vai precisar de olhar o manual, porque tem tantas funções em um botão que ao menos que esteja habituado ao jogo acaba esquecendo, o X por exemplo (do Xbox 360) tem a função de recarregar, acender a tocha, queimar objetos e interagir usando a machadinha. multiplique isso por todos os botoes e você tem uma personagem com mais de 40 funções literalmente.
O game lhe oferece um arsenal completo para ser coletado durante a campanha, no seu equipamento temos os seguintes itens: Um arco, flechas, uma pistola, uma escopeta, um rifle, um esqueiro, uma machadinha, um acendedor manual, uma roldana de força, um lança granadas, uma corda, bolsa de munições,  flechas (explosivas, incendiarias,napalm e com corda), um radio, um silenciador, uma tocha e outros materiais que você coleta e se desfaz. Imagine poder usar isso tudo com a limitação de 12 botoes?
Apesar de eu ter acabado rápido  a campanha do jogo é longa, uma das maiores que você vai encontrar atualmente. Se você não for um jogador muito ruim e jogar cerca de uma hora por dia o game pode lhe garantir mais de 15 ou 20 dias de diversão, afinal mesmo depois de zerado você pode explorar a ilha  A campanha não é por sequencia de fases, o jogo não tem longo período de tempo ou interrupções,  você simplesmente inicia, dai segue o curso da campanha e um acontecimento leva ao outro por consequência,  o intervalo de tempo dos acontecimentos do jogo depende do tempo que você leva para passar, sempre continuo.
O que menos se destacou mesmo foi a trilha sonora, mesmo sendo bem aplicada e adequada ao jogo não fez jus as características dele, as musicas seguem a linha dos jogos antigos, mas os títulos anteriores são muito mais lentos e jogos de raciocínio,  não combinou com esse titulo que é pura destruição e mortes brutais (literalmente, é possível abrir crânios,  ser morta empalada, sem cabeça ou com uma espada presa no pescoço, alem de corpos esquartejados pelo cenário).
Tomb Raider, só não arrisco dizer que é o melhor jogo de 2013 com fiz ano passado com Hitman Absolution porque estamos no começo, mas se você estava em duvida se valeria a pena agora sabe, impossível não se divertir então compre sem preocupações ... a não ser que você tenha um Nintendo Wii, ai eu sinto muito.

Confira algumas imagens do game e o trailer:
(Clique para ampliar as imagens)

 




 Em breve aqui: Crysis 3 ou Dead Space 3, o que eu terminar primeiro.

16 comentários:

  1. estou preso na fase do elevador, como faço pra poder passar? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, sua questão me deixou intrigado, não identifiquei qual parte do jogo se refere, que eu me lembre tem uns 3 episódios envolvendo elevadores. Se puder especificar mais qual parte do jogo se refere. Na verdade estou jogando novamente tentando identificar a "fase do elevador".

      Excluir
    2. CARACA VÉI AJUDOU MUITO MSMO VALEU!!!!!!!!!=DD

      Excluir
  2. A parte é uma que existe um elevador entre 4 andares e para chegar no 4° andar a escada está quebrada,no segundo andar quando vc acionar o elevador ele fica preso em uma grande logo abaixo, não conseguindo descer , vc acionar e ele trava e não desce. Agradeço antecipadamente Alexandre e aguardo boas noticias , obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, nao sei se sera de grande ajuda pela demora, mas acabei de chegar na fase e vou explicar detalhadamente:
      Primeiro aperte o monitor verde logo a sua frente no segundo andar, o elevador vai ficar emperrado acima de voce e o monitor vermelho.
      suba na caixa de madeira a sua direita e quebre a engrenagem, o elevador vai descer mais um pouco.
      Suba no elevador e pule pelo buraco na parede logo a frente na direita, voce vai sair na escada.
      Vindo para a esquerda já pode abrir a porta para facilitar .
      Volte, suba a escada e aperte o monitor no terceiro andar,o elevador vai subir e ficar no seu nivel.
      Agora siga pela esquerda , desca apenas um nivel da escada, se olhar para a frente vai ver um nivel separado onde tem uma caixa de fragmentos, basta pular lá e quebrar a engrenagem.
      Do terceiro andar entre no elevador, a sua direita verá uma passagem acima bloqueada com madeira, basta usar a shotgun para abrir.
      Saia do elevador e suba para o quarto andar.
      La de cima a,a direita voce verá a passagem que voce abriu, agora vai precisar apertar o monitor, pular no elevador antes dele passar pela passagem, entao enquanto ele sobe, pular pela janela e se agarrar na parede a frente usando a machadinha.
      Siga pela parede para chegar em um nivel e quebrar outra engrenagem, depois é so descer pela frente mesmo.
      Agora volte para o terceiro andar, ao lado do monitor terá uma escada suspensa, dela voce vai subir um nivel, la estara outra engrenagem, basta quebrar.
      O elevador vai cair direto para o primeiro andar, basta descer até la e seguir o jogo. espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Oi Gostaria De Saber Aonde Eu Acho Um Equipamento De Escalada Bem No Começo Do Jogo :) Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom se voce se refere logo no começo mesmo, quando precisa abrir um bau e girar a correia junto com seu colega, basta encontrar 3 ou 4 caixas de fragmentos, depois vai em um acampamento e monta sua machadinha.
      Ps- as caixas de fragmentos sao algumas caixas douradas que voce encontra pelo chão ou penduradas em redes, as nas redes basta queimar.
      Ps- os acampamentos sao as fogueiras que voce pelo chao, nessa parte mesmo tem uma em frente ao bau cinza.

      Excluir
    2. e voce consegue identificar as caixas facilmente usando a visao especial

      Excluir
  4. Mash E to pull não consigo passar dessa fase. EU APERTO O MAIS RAPIDO POSSIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL E NAO VAIII OQUE TEM QUE FAZER? É LÁ NO COMEÇO QND O FERRO ENTRA NELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo, voce precisa simplesmente apertar rapido pra tirar o ferro dela, e quando comecar o desmoronamento, tbm prestar atencao, pq os comandos mudam quando voce perde, é uma simples questao de velocidade, ou seu joystick pode estar com problemas

      Excluir
  5. no de pc os gráficos são melhores por exemplo o cabelo , no console ele parece um cacho de banana =) enquanto no pc ele tem movimentos próprios (mais ou menos com os cavalos de red dead redemption )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende, um cabo HDMI garante otimos graficos e o cabelo tambem esta incluso nisso, a campanha é tao boa que os caras poderiam deixar o grafico baixo e ainda seria otimo, a nivel de mario, que quem gosta, gosta da campanha. e a proposito a crina dos cavalos do red dead balanca, pelo menos no xbox 360 ,sim. nunca fui fã de PC

      Excluir
  6. Estou com um grande problema no jogo Tomb Raider .Eu cheguei na parte a onde tem umas madeiras feitos com cordas, e nessa parte tem que ter flechas para poder puxar por causa que tem um lago eletrico. Sendo que cheguei nessa parte sem as flecha para puxar .e esta salvo sem as flechas já procurei em todo o canto mais n encontro ..e agora o que eu faço se só dar pra passar se estiver flechas?alguém pode me ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o seu problema for apenas as flechas e ja souber passar, na maior parte do tempo o jogo permite um retrocesso gracas ao mapa livre mesmo seguindo a campanha, entao te aconselho a simplesmente voltar no mapa procurando cada vestigio de flecha possivel, e se voce tiver a habilidade comprada no acampamento pode pegar as fechas que lancou tbm

      Excluir
  7. como faço para escapar quando sou pego pelo pescoço e estou com as maos amarradas ?

    ResponderExcluir
  8. como passo se ja tirei todas as engrenagens e o jogo foi salvo e nao tem como sair

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...